Municípios da região renovam convênio intermunicipal e promovem encontro para a discussão das ações ambientais intermunicipais para 2021

Entre as ações vinculadas ao “Programa Município Verde Azul”, destaca-se a articulação intermunicipal, que tem como finalidade o desenvolvimento de ações conjuntas entre os municípios vizinhos. Para isso, foi renovado em janeiro de 2021, um convênio com o objetivo de oficializar essa parceria entre Pirangi, Vista Alegre do Alto, Cândido Rodrigues e Fernando Prestes.

Visando traçar as metas para o presente ciclo, foi realizada no dia 19 de janeiro, de maneira remota, uma reunião entre os representantes dos setores ambientais de cada prefeitura, onde ficou estabelecido que os municípios uniriam esforços para a obtenção de madeira que foi apreendida em auto de apreensão realizado pelo IBAMA, tendo em vista a utilização em projetos de educação ambiental e também para a revitalização de praças públicas.

A partir disso, realizou-se a formalização junto ao superintendente do IBAMA, assim como organização de toda a documentação pertinente para o recebimento do termo de doação, expedido em 09 de fevereiro de 2021. Após essa data, em março todos os municípios receberam a madeira e iniciaram suas ações sustentáveis, que vêm sendo desenvolvidas de maneira contínua.

Visando dar continuidade nessas ações, será realizada ainda uma nova reunião nesse mês de junho, com a finalidade de apresentar as ações em desenvolvimento e planejar as próximas metas.