Publicado em 12/07/2017 as 15h

Novas orientações da Programa Município Verde Azul

Nos dias 10 e 11/07/2017 aconteceu em Salto-SP a Capacitação do Programa Município  Verde e Azul com orientação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A capacitação teve como objetivo orientar os interlocutores dos municípios sanando as dúvidas existentes nas diretivas do programa  esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, conselho ambiental, uso do solo, estrutura e educação ambiental.

Fernando Prestes esteve representado por António Osmar Brentan Segura, Interlocutor  Ambiental do município de Fernando Prestes (foto ao lado).

______________________________________________________________________________________________________

Publicado em 10/07/2017 as 18h

Funcionários da prefeitura de Fernando Prestes participam de curso de poda e jardinagem

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar - em parceria com a Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto realizou um Curso de poda e jardinagem, nos dias 1, 2,8 e 9/07/2017. Os participantes, entre eles dois funcionários municipais de Fernando Prestes, receberam orientações sobre nutrição, plantio e manejo de poda. As aulas foram ministradas pelos técnicos de Senar, sendo 20 % teóricas e 80 % praticas, perfazendo um total 32 horas.

Os conhecimentos de manejo com as plantas tiveram como objetivo, como proceder em uma poda vegetal e manter as plantas bonitas e saudável ordenando seu crescimento.

Os participantes de Fernando Prestes foram  Flávio Alberto Pereira e Rogério Aparecido Monteiro.  

______________________________________________________________________________________________________ 

Publicado em 30/06/2017 as 18h

Agricultores de Fernando Prestes participam de capacitação na APTA

Em 30/06 agricultores de Fernando Prestes e de outras cidades da região participaram de um curso de capacitação de irrigação e praticas conservacionistas de solo  oferecida pelo Pólo Apta Centro Norte ( Antiga Estação Experimental de Pindorama).

O objetivo do encontro foi capacitar produtores rurais sobre o uso adequado de sistemas de irrigação e técnicas de conservação de solo  com a finalidade de associar a prática da agricultura e interação sustentável com o meio ambiente.

Durante a programação aconteceram atividades teóricas  abordando temas como o uso racional da água na irrigação, manejo de solo e práticas de conservação. Na parte prática os participantes acompanharam métodos de irrigação e manejo de solo.  O encontro que teve três horas e meia de duração foi ministrado por Everton Luis Finoto, especializado em agronomia. O  grupo de Fernando Prestes estava acompanhado pelo assessor municipal do Meio Ambiente Antonio Osmar Segura.

_____________________________________________________________________________________________________

Publicado em 13/06/2017 as 15h

Fernando Prestes participa da reunião intermunicipal em Pirangi

No último dia 12/06, as 14h, aconteceu em Pirangi-SP uma reunião intermunicipal para a criação de um consórcio, quando participaram os seguintes municípios: Pirangi, Fernando Prestes, Vista Alegre do Alto, Taiaçu, Taiuva, Monte Alto e Cândido Rodrigues. (foto ao lado)

Na reunião ficou decidido que haverá uma capacitação para os agricultores dos municípios participantes tendo como tema “a causa de irrigação e práticas conservacionistas do solo”, previsto para o próximo 30/07. Foi acertado que a capacitação será no Polo Regional Centro Norte (Agencia Paulista de Tecnologia do Agronegócio – APTA). O  objetivo do curso é auxiliar os agricultores, visando um manejo sustentável e buscando melhorar a qualidade do Meio Ambiente.

Também foi declarado e discutido, a questão de uma área destinada a Educação Ambiental com os alunos das Escolas sendo  escolhido uma trilha no Morrinho de Santa Luzia, antiga passagem do trem da extinta Ferrovia Monte Alto. O objetivo desta visita é escolher um local para a Educação Ambiental e Ecoturismo com as crianças dos municípios e informar a necessidade de Preservação Ambiental.

No encontro também foi decidido a realização do Curso de Poda de Árvores, que será realizado no Município de Vista Alegre do Alto.

Estas Ações Ambientais tem como metas a melhoria na qualidade da irrigação do solo, e o manejo correto da poda buscando uma melhoria na qualidade ambiental.

______________________________________________________________________________________________________

Publicado em 09/06/2017 as 17h

Municípios fazem um consorcio intermunicipal para a implantação de Aterro Sanitário

A Prefeitura Municipal de Fenando Prestes participou no último dia 08/06 em Pirangi-SP de um encontro com representantes de 17 cidades da região, para discutir a formação de um consorcio intermunicipal para destinação final do lixo doméstico.

Na reunião foram definidas as áreas para implantação do aterro bem como a adesão dos municípios que participaram: Fernando Prestes, Bebedouro, Severina, Ariranha, Paraiso, Monte Azul Paulista, Monte Alto, Santa Adélia, Embaúba, Taquaral, Taiúva, Taiaçu, Vista Alegre de Alto, Candido Rodrigues e Pirangi. Todos os municípios aderiram o aterro no consórcio.

Os objetivos desse consórcio são melhorar qualidade do aterro com menor contaminação em lençóis freáticos e diminuir o volume de resíduos com a companhia de reciclagem do Resíduos Domiciliares.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente destinou uma verba de R$170 milhões para a realização dos consórcios do aterro sanitário. 

______________________________________________________________________________________________________

Publicado em 06/06/2017 as 10h

Fernando Prestes comemora a Semana do Meio Ambiente

Fernando Prestes realizou na Semana do Meio Ambiente (01 a 05/06), em parceria com a Sabesp e a Secretária Municipal de Saúde, uma gincana ambiental e doações de mudas de árvores para arborização urbana. A ação envolveu alunos das escolas municipais Vergílio da Silva Camargo com 72 alunos da 6º a 9º serie, e 100 alunos da escola Sophia Athayde Pedrassoli tendo a participação de 232 alunos da 6º e 9º serie e, a participação do corpo docente.

Também houve uma gincana onde várias tarefas ambientais foram realizadas entre elas, o maior peso de lixo coletado das casas entre, lâmpadas fluorescentes, pneus e outros objetos. As equipes participantes apresentarão cartazes ilustrativos sobre o a preservação do Meio Ambiente.

Foram doadas 250 mudas de árvores aos alunos das escolas participantes, para realizarem um plantio nos logradouros urbano melhorando assim a qualidade do ar da cidade. 

_____________________________________________________________________________________________________