Fique por dentro das notícias de Fernando Prestes, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 27/03/2019 - Divulgação Edital - Justiça Eleitoral

    Edital Nº 05/2019

    O Excelentíssimo Senhor Dr. Matheus de Souza Parducci Camargo, MMº. Juiz da 139ª Zona Eleitoral de Taquaritinga do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em cumprimento ao disposto da Resolução TER/SP nº 461/2018.

    Faz Saber, a todos os eleitores inscritos ou transferidos no Município de Fernando Prestes, pertencente à 139ª Zona Eleitoral – Taquaritinga SP até a data de 13/09/2015, que, no período de 04/02/2019 a 19/12/2019, no horário das 12:00 às 18:00 horas, será realizada REVISÃO DO ELEITORADO, ficando todos convocados a comparecer no Cartório Eleitoral, nos horários e dias indicados, procedendo ao agendamento do atendimento através do site do TER/SP, SERVIÇOS AO ELEITOR / Agendar atendimento.

    É obrigatório apresentar, no momento do atendimento, um documento do qual se infira a nacionalidade brasileira e um comprovante de endereço.

     

    Segue abaixo o Edital Completo:

  • 04/01/2019 - Fernando Prestes terá cursos profissionalizantes e utilitários

    Através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Fernando Prestes, o Sindicato Rural de Taquaritinga e o Senar (Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural) está sendo oferecida uma série de cursos profissionalizantes e utilitários (decoração, artesanato, etc.) aqui no município. Serão oferecidos gratuitamente nove cursos e o primeiro está programado para acontecer nos dias 28 a 31 de janeiro. A Prefeitura Municipal fornecerá aos participantes café da manhã e almoço.

    OBS: As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social pessoalmente na Av. Pedro Paulo Di Foggi, 9 ou pelo telefone: (16) 3258-1234

    Veja quadro com cronograma:

    ---------------------------------------------------------------------------------

    José Saul Martins MTb:24.622 Jornalismo Institucional

  • 27/12/2018 - Fernando Prestes consegue certificação no Município Verde Azul

    O município de Fernando Prestes obteve a 28° colocação no ranking do Município Verde Azul conforme divulgação pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

    A divulgação do ranking com os 65 municípios que conseguiram a certificação em 2018 aconteceu em 20/12 durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. São certificados apenas os municípios que conseguiram notas acima de 80.

    Fernando Prestes teve a nota 86,35 que é a soma das diretivas do programa: Arborização Urbana 4.62, Biodiversidade 9.21, Conselho Ambiental 10.00, Esgoto Tratado 9.47, Estrutura e Educação Ambiental 7.50, Gestão das Águas 9.12, Munícipio Sustentável 9.25, Qualidade do Ar 8.65, Resíduos Sólidos 9.43 e Uso do Solo 9.10.

    O ecólogo Osmar Segura, interlocutor ambiental do município, comemora a certificação e salienta que tudo isso é resultado de muita dedicação e trabalho em equipe. “Trabalhamos na busca de qualidade ambiental e cumprindo as diretivas do Programa Município Verde Azul” disse Segura.

    Na região, foram certificados além de Fernando Prestes – 86,35 (28º), os municípios de: Santa Adélia - 93,2 (3º), Novo Horizonte – 92,64 (5º), Embaúba – 89,52 (14º), Pirangi – 88,73 (17º), Monte Alto – 87,83 (21º), Catanduva – 86,78 (24º), Pradópolis – 88,54 (32º), Itajobi – 82,49 (45º), Ibirá – 82,44 (46º), Cajobi – 82,43 (47º), Matão – 82,13 (50º) e Araraquara – 80,85 (59º).

    A primeira colocação ficou com São José do Rio Preto que conseguiu 94,65 de pontuação. A última colocação ficou com Itapuí, situado na região de Jaú, com 3,53 pontos. Veja tabela no site:http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/pontuacoes/

    O que é o Programa Município Verde Azul

    Informações extraídas de: http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/o-projeto/

    Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

    Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

    A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

    As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

    Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”, constando os 645 municipais paulistas signatários do PMVA desde 2008.

    Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

    Para maiores informações, o contato pode ser feito pelo telefone (11) 3133-4160, pelo e-mail [email protected], pessoalmente ou por correspondência.

    A Coordenação do PMVA localiza-se na Av. Prof. Frederico Hermann Júnior, 345, Alto de Pinheiros – São Paulo – SP – CEP 05459-900.

    Adesão

    A participação dos municípios do estado de São Paulo ao Programa Município VerdeAzul – PMVA ocorre a partir de ofício da prefeitura municipal manifestando seu interesse em aderir ao Programa, e indicando seus respectivos interlocutores (titular e suplente). A partir daí, a municipalidade passa a ter acesso a todas as ferramentas fornecidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente no âmbito do PMVA.

    Interlocutores

    O Interlocutor e o Suplente são os representantes da prefeitura signatária do PMVA, indicados pelo Prefeito.

    Eles são os contatos entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA e a prefeitura e os responsáveis pelo gerenciamento das “tarefas” para atendimento das Diretivas Ambientais.

    A dedicação e comprometimento com a causa ambiental é fundamental para o sucesso do desenvolvimento sustentável no município.

    Todos estão de parabéns por acreditarem que podem e conseguem fazer a sua parte. Sem eles o programa não existiria.

    Prêmios

    O Programa Município VerdeAzul – PMVA publica anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA. Tal Indicador, disponível aos agentes públicos e a toda a população, serve como instrumento auxiliar de promulgação e execução de políticas públicas ambientais, de acordo com as características locais específicas de cada município.

    Além de nortear a formulação de políticas públicas, o Ranking Ambiental é utilizado pelo PMVA na outorga das seguintes premiações regulares:

    “Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

    “Prêmio Governador André Franco Montoro”, concedido aos municípios melhores colocados no Ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI’S. Trata-se de uma homenagem ao criador do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, embrião da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e defensor da descentralização administrativa e fortalecimento dos municípios.

    ----------------------------------------------------------------------------

    José Saul Martins MTb24622 - Jornalismo Institucional

  • 19/12/2018 - Saúde de FP terá processo seletivo para contratação de pessoal

    A Organização Social de Pirangi (Associação Beneficente de Pirangi) considerando o Contrato de Gestão nº 001/2018 com a Prefeitura Municipal de Fenando Prestes torna público, para conhecimento dos interessados, que encontram-se abertas vagas para o emprego privado, cujo serviços serão destinados para prestação de serviços na Rede de Atenção Primária e Secundária à Saúde do município de Fernando Prestes, em Regime de C.L.T., sendo certo que os admitidos deverão exercer suas funções dentro dos horários determinados pela OSS Pirangi, podendo, inclusive, se assim precisar, variar em períodos diurno, noturno, misto ou na forma de revezamento, durante toda a semana, inclusive, sábados, domingos e feriados, respeitando a carga horária.

     

    VEJA O EDITAL COMPLETO E OUTRAS INFORMAÇÕES

     

     

    -------------------------------------------

    José Saul Martins - MTb:24.622 Jornalismo Institucional

  • 12/12/2018 - Educação de F. Prestes divulga classificação final e faz convocação para atribuição de aulas do ano letivo de 2019

    A Secretaria Municipal de Educação convoca os profissionais do quadro do magistério público, de provimento efetivo, de Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II – disciplinas específicas, Professor de Educação Básica II - AEE e Monitor do Centro Municipal de Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino, para o processo de atribuição de classes/aulas, nas unidades escolares de educação básica, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Criada pela Lei Complementar 031, de 10 de dezembro de 2001. Endereço: Rua Pedro Paulo Di Foggi, 09, Centro – Fernando Prestes-SP e-mail:[email protected] – fone 016 32581500 para o ano letivo de 2019, na sede da Secretaria, sito Rua Pedro Paulo Di Foggi, nº 9, Centro, na cidade de Fernando Prestes, conforme classificação geral e específica, nos termos do Decreto 2.805, de 21 de novembro de 2018, para profissionais do magistério, formalizada pelo Órgão Gestor da Educação, conforme o seguinte cronograma:

     I – FASE 1 – DIA 18/12/2018 ÀS 8h00 – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I – PROVIMENTO EFETIVO PARA COMPOSIÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO DOCENTE. II – FASE 1 – DIA 18/12/2018 ÀS 13h00 – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – PROVIMENTO EFETIVO PARA COMPOSIÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO DOCENTE, NAS RESPECTIVAS DISCIPLINAS DE SEUS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO e PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - AEE. III - FASE 2 – DIA 18/12/2018 ÀS 16h00 – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – PROVIMENTO EFETIVO PARA A COMPOSIÇÃO DA CARGA COMPLEMENTAR, NAS RESPECTIVAS DISCIPLINAS DE SEU CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO E DISCIPLINAS CORRELATAS DE SUA FORMAÇÃO. IV - FASE 2 – DIA 19/12/2018 ÀS 8h00 – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I – PROVIMENTO EFETIVO PARA COMPOSIÇÃO DE CARGA SUPLEMENTAR DE TRABALHO DOCENTE, EM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS, QUANDO POSSUIDOR DE LICENCIATURA PLENA, NA RESPECTIVA ÁREA. V - FASE 1 – DIA 19/12/2018 ÀS 16h30 – MONITOR DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL – PROVIMENTO EFETIVO PARA COMPOSIÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO.

     

    VEJA A CLASSIFICAÇÃO, CONVOCAÇÃO E O CRONOGRAMA

     

    ---------------------------------------

    José Saul Martins - MTb:24.622 - Jornalismo Institucional

  • 16/10/2018 - Fernando Prestes tem palestra sobre câncer de mama

    No dia 11/10 às 19h a Secretaria Municipal da Saúde de Fernando Prestes promoveu uma palestra abordando o tema “Câncer de mama”. O evento faz parte das atividades relacionadas ao “Outubro Rosa”, quando são trabalhados assuntos ligados à saúde da mulher, em nível nacional e internacional.

    A organização do evento esteve a cargo da fisioterapeuta Ana Paula Verissimo e teve como palestrantes Dr. Bruno Sabino médico mastologista  e Sônia Ceneviva  presidenta da “Associação Sempre Viva”, ambos de Catanduva.

    A palestra aconteceu no Centro Cultural “Luiz Angélico” e contou com a participação de mulheres da comunidade, funcionários e da secretária Simone Pinheiro de Almeida Machado da Saúde Municipal de Fernando Prestes.

    Os participantes da palestra ganharam um livro informativo sobre câncer de mama de autoria dos médicos rio-pretenses Dr. José Maria Pereira de Godoy e Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy que gentilmente cederam o material para distribuição.

     

    AGRADECIMENTO

    “Quero deixar aqui o meu agradecimento a todas as pessoas que fizeram parte da palestra no dia 11/10/2018 no Centro Cultural “Luiz Angélico” , onde o tema abordado foi sobre Câncer de Mama . Meu muito obrigada a Prefeitura de Fernando Prestes representada pela nossa querida secretaria da Saúde que esteve presente neste evento Simone Machado e a todos profissionais da saúde que compareceram .

    Agradeço também ao médico mastologista Dr Bruno Sabino de Catanduva e a senhora Sônia Ceneviva  Presidenta da ONG da Associação Sempre Viva de Catanduva, onde realizo um trabalho voluntário com muito amor e dedicação há quatro anos . O objetivo da nossa palestra foi prevenção e informação sobre Câncer de Mama e, que seja passado para muitas e  muitas mulheres.

    Agradeço também ao Dr José Maria Pereira de Godoy e a Dra Maria de Fátima Guerreiro Godoy da cidade de São José de Rio Preto, pela doação dos livros informativos que foram distribuídos durante o evento .

    Meus sinceros agradecimentos a todos e que Deus nos acompanhe sempre .

    Dra Ana Paula Veríssimo"

  • 27/09/2018 - Fernando Prestes é o melhor colocado da região em ranking do Datafolha

    O município de Fernando Prestes ocupa a melhor posição regional segundo Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha apresentado pela Folha de São Paulo e Datafolha.

    O documento elaborado a partir do REM-F aponta Fernando Prestes em 107ª colocação entre 5.281 municípios pesquisados, 95% do total de 5.569,  que melhor aplica seus recursos em saúde, educação e saneamento básico

    O REM-F  é uma ferramenta lançada pelo jornal Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

    Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras.

    Com essa pontuação Fernando Prestes se destaca em sua microrregião ficando bem à frente de seus vizinhos:

    Cândido Rodrigues – 216º,

    Monte Alto – 1020º,

    Itápolis – 1.676º

    Taquaritinga – 2.321º.

    Ariranha -  2.417º,

    Santa Adélia – 3.119º

    Os circunvizinhos estão: Vista Alegre do Alto – 794º, Pirangi – 544º, Taiaçu – 798º, Taiuva – 2.515º, Santa Ernestina – 359º, Dobrada – 812º, Matão – 146º, Catanduva – 219º, Bebedouro – 368º, Ibitinga – 3.142º

    Os municípios mais bem pontuados num raio de 100 quilômetros são:

    Bady Bassit – 36º

    Araraquara – 71º

    Dumont – 74º

    Novais – 77º

    Pradópolis – 106º

    Conforme conteúdo publicado pela Folha de São Paulo o município com a melhor colocação é  Cachoeira da Prata-MG e o local com a pior avaliação foi Placas-PA.

  • 07/06/2018 - Vigilância Sanitária alerta sobre alimentos refrigerados

    O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo emite ALERTA aos estabelecimentos comerciais varejistas e atacadistas de alimentos e serviços de alimentação e aos consumidores para a condição dos alimentos, em relação aqueles refrigerados e congelados ofertados após paralisação dos transportadores

     

    VEJA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA

    Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria do Estado de São Paulo (CVS-SES/SP) vem alertar que, em vista da paralisação dos caminhoneiros e a possível conservação inadequada de alimentos refrigerados e congelados decorrentes da quebra na cadeia de frio, ressaltamos que os estabelecimentos comerciais varejistas e atacadistas de alimentos e os serviços de alimentação devem garantir que no ato do recebimento dos alimentos, em especial carnes, frangos, pescados, embutidos, leite e derivados, sejam atendidos os requisitos de recepção e controle de mercadorias estabelecidos pela Portaria CVS nº 05/2013, que aprova o regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação, descritos a seguir:

    Capítulo III - Qualidade Sanitária da Manipulação de Alimentos

    Seção I - Recepção e controle de mercadorias

    Art. 23 No ato do recebimento de matérias primas, ingredientes, alimentos industrializados ou prontos para consumo devem se realizar avaliações quantitativas, qualitativas e sensoriais (cor, gosto, odor, aroma, aparência, textura, consistência e sabor) dos produtos de acordo com os padrões de identidade e qualidade definidos.

    Art. 24 No ato do recebimento de matérias primas, ingredientes, alimentos industrializados ou prontos para consumo, devem ser conferidas e registradas em planilhas próprias, as temperaturas dos produtos que necessitam de condições especiais de conservação, conforme as indicações a seguir:

    Congelados

     

     

    -12 °C (doze graus Celsius negativos) ou temperatura menor, ou conforme recomendação do fabricante

     

     

     

    Refrigerados

    Pescados

     

    de 2 a 3 °C (dois a três graus Celsius) ou conforme recomendação do estabelecimento produtor

     

    Carnes

     

    de 4 a 7 °C (quatro a sete graus Celsius) ou conforme recomendação do frigorífico produtor

     

    Demais produtos

     

    de 4 a 10 °C (quatro a dez graus Celsius) ou conforme recomendação do fabricante

     

     

    Os produtos reprovados na recepção, impróprios ou inadequados ao consumo, devem ser identificados, colocados em local apropriado e fora da área de produção/ venda, até que seja providenciada a destinação adequada. 

    Aos consumidores o Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria do Estado de São Paulo (CVS-SES/SP) orienta estes estarem atentos às características sensoriais (cor, odor e textura) e outros sinais de alteração no ato da aquisição de:

    1.       Carnes, frangos e pescados;

    2.       Leite, queijos, iogurte, sobremesas lácteas e outros derivados lácteos;

    3.       embutidos como linguiças, salsichas, mortadelas, presunto e outros.

    No caso de suspeita de um alimento inadequado para consumo o consumidor deve encaminhar denúncia ao órgão de Vigilância Sanitária Municipal, informando os seguintes dados: nome, marca, lote e validade do produto, nome e endereço do fabricante e nome e endereço do estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.

     

    VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE FERNANDO PRESTES

    SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

     

    ___________________________________________________________________________________

    Jornalismo Institucional - José Saul Martins MTb 24.622

  • 07/05/2018 - Fernando Prestes faz campanha de coleta de pneus usados

    “Pneus guardado só quem usa é o Aedes”.

    As secretarias municipais da Saúde, Obras e o departamento de Meio Ambiente e Agricultura do município de Fernando Prestes estão realizando um campanha de coleta de pneus inservíveis com o lema “Pneus guardados só quem usa é o Aedes”.

    Em acordo com a Circular DCV Nº17/2018 será feita a coleta e conta com a  colaboração de toda a população para sejam retirados das residências todos os pneus em desuso. Considerando que o pneu é um dos criadouros preferidos do mosquito Aedes aegypti, pela sua natureza e condições favoráveis de abrigo e proteção, considerando a quantidade de pneus inservíveis encontrados nos domicílios com potencial de se tornarem criadouros.

    A coleta será em 17/05/2018 por servidores municipais e conta com a colaboração de toda a população.

    Secretária Municipal de Saúde de Fernando Prestes

    Vigilância Sanitária

     

    ----------------------------------------------------------------------------------

    Jornalismo Institucional - José Saul Martins MTb24.622

     

     

  • 21/03/2018 - SAÚDE PRIORIZA AÇÕES CONTRA A DENGUE

    A Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Prestes comunica que no mês de Janeiro realizou a atividade de Avaliação de Densidade Larvária (ADL),esta ação é um levantamento que mostra a infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em todas as regiões da cidade. O último estudo, feito pela equipe de Saúde do município durante o mês de janeiro, aponta que o índice larvário – ficou em 2.9 ou seja, acima de 1%, uma classificação considerada como alto  pelo Ministério da Saúde.
    Para a realização da ADL, o sistema Sisaweb sorteia as quadras de toda a cidade.
    Em comparação à ADL anterior, os índices aumentaram,  Nesta avaliação, também foi verificada a quantidade e tipos de criadouros presentes nos imóveis e quais continham larvas de mosquito.”Quanto aos criadouros, temos nesta avaliação um número maior de recipientes passíveis de remoção e/ou sem utilidade, seguido dos recipientes móveis. Os criadouros com mais larvas de Aedes aegypti, em número absoluto, foram os recipientes móveis com utilidade para o morador, seguido dos recipientes fixos e os recipientes passíveis de remoção. Este cenário é preocupante, pois esses materiais poderão se tornar criadouros do mosquito vetor da dengue, aumentando sua infestação na cidade e consequentemente a transmissão da doença, além da aumentar o risco de introdução das Febres Chikungunya e do vírus Zika e Dengue”.

    Ações de Combate ao Aedes aegypti
    É  através dele (ADL) que é realizado o  planejamento de ações de combate e controle da doença.
    A Secretaria de Saúde informa que as ações de combate ao Aedes aegypti seguem da mesma forma, com vistorias para a remoção ,orientação aos munícipes e busca ativa de pacientes suspeitos  de Chikungunya, Zika e Dengue.

    Pedimos a colaboração de toda a população para que ajude a manter a nossa cidade limpa e livre de doenças. Colaborando com a limpeza de terrenos Baldios. Atendendo a equipe de Saúde em suas casa para possíveis visitas e orientações. Eliminando a quantidade de recipientes em seus quintais e não jogando lixo em terrenos baldio e vias públicas.

     


    Jornalismo institucional: José Saul Martins MTb 24622