SAÚDE PRIORIZA AÇÕES CONTRA A DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Prestes comunica que no mês de Janeiro realizou a atividade de Avaliação de Densidade Larvária (ADL),esta ação é um levantamento que mostra a infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em todas as regiões da cidade. O último estudo, feito pela equipe de Saúde do município durante o mês de janeiro, aponta que o índice larvário – ficou em 2.9 ou seja, acima de 1%, uma classificação considerada como alto  pelo Ministério da Saúde.
Para a realização da ADL, o sistema Sisaweb sorteia as quadras de toda a cidade.
Em comparação à ADL anterior, os índices aumentaram,  Nesta avaliação, também foi verificada a quantidade e tipos de criadouros presentes nos imóveis e quais continham larvas de mosquito.”Quanto aos criadouros, temos nesta avaliação um número maior de recipientes passíveis de remoção e/ou sem utilidade, seguido dos recipientes móveis. Os criadouros com mais larvas de Aedes aegypti, em número absoluto, foram os recipientes móveis com utilidade para o morador, seguido dos recipientes fixos e os recipientes passíveis de remoção. Este cenário é preocupante, pois esses materiais poderão se tornar criadouros do mosquito vetor da dengue, aumentando sua infestação na cidade e consequentemente a transmissão da doença, além da aumentar o risco de introdução das Febres Chikungunya e do vírus Zika e Dengue”.

Ações de Combate ao Aedes aegypti
É  através dele (ADL) que é realizado o  planejamento de ações de combate e controle da doença.
A Secretaria de Saúde informa que as ações de combate ao Aedes aegypti seguem da mesma forma, com vistorias para a remoção ,orientação aos munícipes e busca ativa de pacientes suspeitos  de Chikungunya, Zika e Dengue.

Pedimos a colaboração de toda a população para que ajude a manter a nossa cidade limpa e livre de doenças. Colaborando com a limpeza de terrenos Baldios. Atendendo a equipe de Saúde em suas casa para possíveis visitas e orientações. Eliminando a quantidade de recipientes em seus quintais e não jogando lixo em terrenos baldio e vias públicas.

 


Jornalismo institucional: José Saul Martins MTb 24622

Compartilhar

Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comentário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...