FERNANDO PRESTES PARTICIPA DE CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE TURISMO AMBIENTAL

Vista de satélite de parte da Serra do Jaboticabal que está inserida no município de Fernando Prestes que recebe o nome local de Serra do Itaimbé - Imagem Google

A cidade de Taquaritinga sediou em 08/11 um encontro entre interlocutores ambientais  de vários municípios, entre eles Fernando Prestes, além da anfitriã participaram Cândido Rodrigues e Monte Alto.

O assunto tratado na reunião foi à formação de um Consórcio Intermunicipal de Turismo priorizando como opção turística a Serra do Jaboticabal presente nos municípios de Taquaritinga, Cândido Rodrigues, Monte Alto e Fernando Prestes.

A intenção dos participantes é desenvolver estudos em conjunto para que estes municípios possam adquirir o certificado de Municípios de Interesse Turístico –MIT de acordo com a nova Lei 1.261/2015 que faz nova regulação quanto ao turismo no Estado de São Paulo. Das cidades que participaram apenas Monte Alto possui a certificação.

Conforme o Artigo 2º da citada lei estes municípios podem solicitar a inserção em pelo menos os seguintes segmentos: Ecoturismo; Turismo Religioso; Turismo de Aventura; Turismo Rural. Para que isso se concretize é necessário a elaboração, por parte de cada município de um Plano Diretor de Turismo e apresentar à Secretaria Estadual de Turismo.

Segundo o interlocutor ambiental Osmar Segura, a Serra do Jaboticabal, que aqui chamamos de Serra do Itaimbé, possui vários atrativos turísticos, como por exemplo, as ruínas da mineradora Água do Itaimbé, que funcionou na primeira década do século passado; trilhas ecológicas voltadas a observação da fauna e flora, etc..

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jornalismo Institucional: José Saul Martins MTb:24.622