CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA 2017

A Secretaria Municipal da Saúde de Fernando Prestes  dá início a Campanha de Vacinação contra a Raiva em cães e gatos.

No dia 23/05 o posto de vacinação estará instalado no Centro de Referência de Assistência Social – Cras ( ao lado da Igreja Matriz de Santa Luzia). No dia 24/05 a vacinação será no Lago Municipal. No distrito de Agulha o posto será na barraca de festas situada atrás de Igreja de São Sebastião no dia 25/05. O horário de atendimento será das 8h as12 e 13h as 17.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve-se lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá a vacina ou o soro. Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.

Jornalismo Institucional - José Saul Martins - Mtb 24.622

Compartilhar

Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comenário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...